sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Alunos participam de ações sócio-educativas pelo Projeto Rondon


Alunos e professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) embarcam no próximo dia 24 de janeiro para o estado de Goiás para participar da Operação Centro-Norte do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa.

O projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), desenvolverá, ao longo do ano, ações sócio-educativas nos estados de Goiás, Amazonas, Roraima e Pará. O projeto tem como objetivo promover a aproximação de estudantes universitários e docentes das diversas realidades sócio-culturais existentes no Brasil.
A equipe do projeto é formada por seis alunos dos cursos de Medicina, Pedagogia, Relações Públicas e Enfermagem, além dos docentes Profa. Ms. Paula Sampaio de Oliveira e o Prof. Dr. José Felício Goussain Murade. “Serão desenvolvidas ações de saúde, de educação, de cultura, de direitos da criança e de direitos humanos junto a comunidade”, explica. A equipe permanecerá no município de Flores de Goiás até o dia 7 de fevereiro.

Mais de 300 instituições inscreveram projetos para participar da Operação, mas pouco mais de 100 foram selecionadas, incluindo a UNITAU. A seleção das propostas de trabalho da Operação Centro-Norte foi realizada, em meados de outubro, pela Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR).

Cada uma das 68 cidades selecionadas contará com o apoio de duas instituições de ensino, que apresentaram ações para temas diferenciados e separados em dois grupos. Saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça, integram um grupo, e comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalhos, formam o outro.

O projeto da UNITAU foi desenvolvido pela Profa. Ms Leonília Vieira de Souza, do Departamento de Enfermagem, juntamente com o Prof. Dr. José Felício Goussain Murade, do Departamento de Comunicação Social, e abordará as ações que compõem o primeiro grupo. “Em linhas gerais, propomos no projeto ações que visam formar gestores, na própria cidade, que possam implementar e gerir projetos sócio-educativos no município”, explica a professora Leonília. Além da UNITAU, Flores de Goiás contará com o apoio da Universidade de Contestado (UnC), de Santa Catarina.

Experiência na aldeia indígena - Essa não será a primeira ação comunitária promovida pela UNITAU em outras regiões do País. Em janeiro de 2008, um grupo de professores da área de Biociências desenvolveu um projeto de saúde na tribo Assurini Awaeté, no Estado do Pará.
Durante uma semana, os professores da UNITAU desenvolveram ações ligadas às áreas de Enfermagem e Odontologia no posto de saúde instalado dentro da aldeia. Foram realizados mais de 200 atendimentos, nos quais os docentes tiveram contato não apenas com a rica e singular cultura Assurini, mas, também, com os problemas sociais e de saúde vivenciados pela
tribo.

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