terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ministro da Defesa recebe rondonistas da UNITAU


No último domingo, 25 de janeiro, às 8 horas, o Ministro da Segurança e Defesa do Governo Federal, o senhor Nelson Jobim, recebeu em Brasília os estudantes rondonistas para abertura da operação Centro-norte do Projeto Rondon.
O evento aconteceu no Teatro Pedro Calmon, situado nas dependências do Quartel General do Exército, e contou com a participação de autoridades do Exército Brasileiro, bem como dos coordenadores do Projeto.
Estavam presentes, o coordenador-geral do Projeto Rondon, General-de-Brigada Júlio de Amo Júnior; o comandante Militar do Planalto, General-de-Divisão Américo Salvador de Oliveira; o secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, General-de-Exército José Elito Carvalho Siqueira; secretário de Economia e Finanças do Comando do Exército, General-de-Exército Fernando Sérgio Galvão, que representou o comandante do Exército, General Enzo Martins Peri.
Na cerimônia de abertura estavam presentes ainda cerca de 400 rondonistas, entre professores e alunos de 48 universidades distribuídas em 16 Estados brasileiros que trabalharão em 24 cidades da região Centro-Norte do país.
Em discurso, o Coordenador Geral do Projeto Rondon, o General-de-Brigada Júlio de Amo Junior, frisou a importância do Projeto para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos, já que este permite a prática dos conteúdos teóricos adquiridos nas instituições de ensino. Enfatizou ainda o papel dos rondonistas no desenvolvimento dos municípios pelas ações praticadas nos âmbitos da saúde, educação, infra-estrutura, sustentabilidade e geração de renda.
Isso porque a idéia central do projeto é fazer com que os estudantes atuem nos municípios mais remotos do país para trocarem experiências e formarem multiplicadores das ações, mudando a realidade local de forma permanente.
Na ocasião, o ministro Nelson Jobim demonstrou interesse pela ampliação do Projeto Rondon, já que das 11 mil universitários inscritos, apenas 2 mil foram selecionados pelo Ministério da Defesa. O ministro justificou a necessidade de ampliação do Projeto Rondon “para que cada vez mais possamos nos conhecer e para que o orgulho regional manifestado pelos estudantes possa ser o cimento da construção da nossa nação”.
Nelson Jobim conclamou os jovens à ação, dizendo “O Brasil e uma parte de sua região esperam por vocês, façam-nos felizes porque assim também o serão”.
Para mais informações, consulte o site do ministério da Defesa do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário