quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Rondonistas realizam Fórum da Educação em Flores de Goiás


Na última segunda-feira, 26 de janeiro, os rondonistas alojados na cidade de Flores de Goiás, iniciaram os trabalhos com a comunidade.
Entre as atividades propostas estão os cursos de atualização para profissionais das áreas da educação e saúde, bem como cursos de planejamento estratégico para servidores municipais e lideranças comunitárias. Além disso, no cronograma do Projeto estão previstos cursos de educação ambiental, empreendedorismo e geração de renda.
O Projeto teve início com o Fórum de Educação de Flores de Goiás, cujo conteúdo programático visa estimular ações que vão nortear o professor no seu desenvolvimento em sala de aula.
O Fórum iniciado no dia 26 de janeiro tem término previsto para o dia 2 de fevereiro, quando temas que afetam a realidade do professor, como a evasão escolar e a inclusão digital, serão abordados.
A prefeitura municipal de Flores de Goiás convocou cerca de 120 profissionais entre professores, coordenadores e diretores de escola para o curso de extensão que terão suas atividades dirigidas por professores e acadêmicos do Projeto Rondon e que serão divididas conforme a sua habilitação.
Nestes dois primeiros dias os profissionais tiveram aulas de psicologia escolar e motivação tratando temas como as dificuldades do aluno com problemas de natureza físico-mental com o professor Clayton Zanela, professor de psicologia da Universidade do Contestado – SC, e aulas sobre a importância da elaboração do Projeto Político Pedagógico e do Plano de Aula, ministrado pelas acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade de Taubaté – SP, Ana Laura Lopes e Camila Salvalaggio.
As alunas do curso de pedagogia mostraram-se satisfeitas com as aulas iniciais do Fórum, e afirmaram ter tido um grande aprendizado. Como descreve a aluna Camila Salvalaggio ao fim de uma de suas aulas: “O planejamento das aulas, a sua preparação e conclusão foram muito importantes para o nosso crescimento profissional. Com muito bom humor iniciamos o dia com dinâmicas com objetivo de aproximar os professores e logo tivemos o retorno, dos docentes que ficaram atônitos e ansiosos para a ação, pelo novo”.
O mesmo sentimento pôde ser percebido nas participantes quando expresso pela diretora da creche municipal Criança Feliz, a professora Eliane Nojosa Miranda de Oliveira: “Amei, o curso veio mostrar a eles a importância do planejamento de aula, já que muitos resistem à sua elaboração, além disso, serviu para aproximá-los”.
O prefeito municipal afirma que o Projeto Rondon tem conseguido mobilizar a comunidade e despertar seu grande potencial.

Elaine Valério

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